O tema apresentado para este módulo foi a produção de uma curta-metragem,
cujo assunto fora escolhido através de
uma votação elaborada pelos alunos membros do 11ºS.
Após a selecção do retracto da escola como tema a expor,
foram decididos os grupos que o trabalhariam.
O Tiago Paroleiro, com quem já havia trabalhado em outros
projectos, juntou-se a mim para a produção deste vídeo, e a partir deste
momento iniciamos de imediato a nossa pesquisa visando um resultado satisfatório
e simultaneamente acessível aos meios que detínhamos.
Passaram-nos várias ideias, complexas e simples para
produzir, mas finalmente decidimo-nos por algo que pudesse facilmente fazer jus
ao lema de ‘’UMA ESCOLA DE TODOS PARA TODOS’’, a partir daí foi iniciada a produção
do guião.
‘’A primeira cena começa com a apresentação do cartoon
produzido pelos alunos da escola numa parede exterior, a mesma apresenta o
personagem Rocha Peixoto, rodeado por alguns elementos representativos da
natureza.
Este momento calmo é interrompido pelo soar de uma campainha
que quebra o ritmo de uma escola desprovida de alunos passa desde então a
mostrar seguidamente o entrar dos alunos na entrada principal, de entre estes
alunos, um deles destaca-se e é, por isso, seguido pela camara em direcção à
sala de convívio.
De repente, o mesmo aluno, olha para a piscina e apercebe-se
de um nadador a mergulhar.
É aqui que começam seguidamente todos os desportos a serem
expostos.
Apos o mergulho observa-se um bodyborder a fazer
uma manobra, um golfista a dar uma tacada, uma jogadora de voleibol a fazer um
serviço por cima, um jogador de futebol a receber a bola de peito e em seguida
a rematar, um praticante de badminton a receber o volante e a fazer um clear,
um jogador de basquetebol a driblar a bola e a encestar, dois jogadores de
boccia a mandar a bola contra a camara e finalmente uma bailarina a fazer um rolamento
atras seguindo pela porta e finalmente saindo da escola no meio de uma enorme
multidão.´´
A elaboração do storyboard foi algo que facilmente
conseguimos fazer, devido ao facto de o nosso formador nos retirar o peso do perfeccionismo
no que toca ao desenho.
As imagens utilizadas no vídeo foram obtidas, durante o
tempo disponibilizado na aula de CGA, nos nossos tempos livres e as que
previmos que não fossem possíveis obtivemo-las através de vídeos já existentes.
A proposta inicial para a formatação do texto era o light
works, no entanto, os matérias a que estamos sujeitos não são os melhores e por
isso a necessidade de uma alternativa acessível levou-nos a optar pelo Windows
Live Movie Maker, no qual já havíamos trabalhado em módulos passados.
Este trabalho foi um desafio, não só pelo facto de algumas
entraves se terem vindo a impor, mas também pela capacidade de improviso e de
criação de meios acessíveis e rápidos que nos permitissem atingir os fins.
Para a produção de todo o vídeo, foi-nos imposta a necessidade
de utilizarmos alguns conteúdos adquiridos noutras disciplinas, como a
facilidade na comunicação para estabelecer-mos contacto com pessoas com as
quais nunca nos havíamos relacionado ate então, a utilização de aprendizagens
feitas na disciplina de Educação Física , bom como a imaginação e criatividade
que nos tem vindo a ser solicitada em todas as disciplinas em geral.
Ao longo do tempo e com a realização do trabalho foram
feitas alterações ao guião e consecutivamente ao storyboard, no entanto
esperamos satisfazer as espectativas depositadas sobre nos pelo professor Pedro
Silva.
Sem comentários:
Enviar um comentário