21 de maio de 2012

Módullo 7 - Elementos de analise audiovisual


O tema apresentado para este módulo foi a produção de uma curta-metragem, cujo assunto  fora escolhido através de uma votação elaborada pelos alunos membros do 11ºS.

Após a selecção do retracto da escola como tema a expor, foram decididos os grupos que o trabalhariam.

O Tiago Paroleiro, com quem já havia trabalhado em outros projectos, juntou-se a mim para a produção deste vídeo, e a partir deste momento iniciamos de imediato a nossa pesquisa visando um resultado satisfatório e simultaneamente acessível aos meios que detínhamos.  

Passaram-nos várias ideias, complexas e simples para produzir, mas finalmente decidimo-nos por algo que pudesse facilmente fazer jus ao lema de ‘’UMA ESCOLA DE TODOS PARA TODOS’’, a partir daí foi iniciada a produção do guião.

‘’A primeira cena começa com a apresentação do cartoon produzido pelos alunos da escola numa parede exterior, a mesma apresenta o personagem Rocha Peixoto, rodeado por alguns elementos representativos da natureza.

Este momento calmo é interrompido pelo soar de uma campainha que quebra o ritmo de uma escola desprovida de alunos passa desde então a mostrar seguidamente o entrar dos alunos na entrada principal, de entre estes alunos, um deles destaca-se e é, por isso, seguido pela camara em direcção à sala de convívio.

De repente, o mesmo aluno, olha para a piscina e apercebe-se de um nadador a mergulhar.

É aqui que começam seguidamente todos os desportos a serem expostos.

Apos o mergulho observa-se um bodyborder   a fazer uma manobra, um golfista a dar uma tacada, uma jogadora de voleibol a fazer um serviço por cima, um jogador de futebol a receber a bola de peito e em seguida a rematar, um praticante de badminton a receber o volante e a fazer um clear, um jogador de basquetebol a driblar a bola e a encestar, dois jogadores de boccia a mandar a bola contra a camara e finalmente uma bailarina a fazer um rolamento atras seguindo pela porta e finalmente saindo da escola no meio de uma enorme multidão.´´

A elaboração do storyboard foi algo que facilmente conseguimos fazer, devido ao facto de o nosso formador nos retirar o peso do perfeccionismo no que toca ao desenho.

As imagens utilizadas no vídeo foram obtidas, durante o tempo disponibilizado na aula de CGA, nos nossos tempos livres e as que previmos que não fossem possíveis obtivemo-las através de vídeos já existentes.

A proposta inicial para a formatação do texto era o light works, no entanto, os matérias a que estamos sujeitos não são os melhores e por isso a necessidade de uma alternativa acessível levou-nos a optar pelo Windows Live Movie Maker, no qual já havíamos trabalhado em módulos passados.

Este trabalho foi um desafio, não só pelo facto de algumas entraves se terem vindo a impor, mas também pela capacidade de improviso e de criação de meios acessíveis e rápidos que nos permitissem atingir os fins.

Para a produção de todo o vídeo, foi-nos imposta a necessidade de utilizarmos alguns conteúdos adquiridos noutras disciplinas, como a facilidade na comunicação para estabelecer-mos contacto com pessoas com as quais nunca nos havíamos relacionado ate então, a utilização de aprendizagens feitas na disciplina de Educação Física , bom como a imaginação e criatividade que nos tem vindo a ser solicitada em todas as disciplinas em geral.

Ao longo do tempo e com a realização do trabalho foram feitas alterações ao guião e consecutivamente ao storyboard, no entanto esperamos satisfazer as espectativas depositadas sobre nos pelo professor Pedro Silva.

Sem comentários:

Enviar um comentário