21 de novembro de 2011

Módulo 5 - Luz e Pigmento

Ao longo do módulo 5 assistimos a alguns decomentários da BBC- "Light Fantastic" que tratavam o tema luz, a descoberta e o estudo da mesma.
A luz tem vindo a ser estudada desde a Grécia Antiga onde era considerada a base de tudo no universo e onde foi estudada por vários filósofos.
Alhazen foi um destes estudiosos e descobriu os febómenos da reflexão e refração. Estes consistiam na transição da luz através de uma superfície que dividise dois estados físicos, como ar e água, a primeira dava-se quando a luz refletida voltava para o primeiro estado dissipando-se neste. E a segunda, acontecia quando a luz passava a barreira física e se dissipava no segundo estado , no decorrer destes fenómenos dá-se a obsorção, que pode ser maior ou menor conforme o material da barreira.


Mais tarde destaca-se Newton, a quando da sua descoberta do espetro visível que consistia na teoria de que a luz branca é formada pelo aglomerar de todas as cores de luz, e que estas podem ser separadas e manterem-se as mesmas. Contrariando assim a teoria do seu contemporânio Descart.


Posteriormente James Maxwel descobre o cristal que põe em causa todas as leis conhecidas até então e juntando a engenharia e a matemática descobre que a eletricidade e o magnetismo são a mesma coisa que a luz.
Thomas Young também se destacou pois através do estudo do som descobre que este viaja em ondas  e que a mesma coisa acontece com a luz , sendo assim havendo duas notas musicais propostas uma subjuga-se sempre á outra e portanto a vibração das ondas diferentes conferem cores diferentes que são posteriormente recebidas por uma membrana ocular.
Por último mas não menos importante evidenciou-se Albert Einstin que descobre que a luz não viaja em linha reta mas sim que se molda á gravidade do corpo pelo qual passa. Não sendo linear mas fluindo mais rapidamente ou lentamente em relação ao espaço.